Proibição ao uso de jaleco na rua por profissionais de saúde.

0
4597

Finalmente, foi aprovado  pela Câmara dos deputados Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) nesta última terça-feira (15/12)  a proibição ao uso de jaleco na rua por Profissionais de Saúde. Os profissionais  que saírem de seus locais de trabalho portando jalecos podem ser multados.

Esta é a proposta do Projeto de Lei (PL) 1.999/2015 aprovado na forma de substitutivo da deputada Conceição Sampaio (PP-AM).

O projeto altera o artigo 10 da lei nº 6437/97, que determina quais são infrações à legislação sanitária federal. Uma delas passaria a ser a utilização pelo profissional de saúde de equipamentos de proteção individual fora do zoneamento sanitário hospitalar, à exceção daqueles para atendimento de emergência e transporte de pacientes. Segundo Sampaio, [quote_center]tais instrumentos são veículos de contaminação de superbactérias e outras infecções hospitalares.[/quote_center]

“As superbactérias são resultantes do uso maciço de antibióticos, que selecionam as cepas mais resistentes e que poderia ser minorado com a adesão estrita por parte dos profissionais de saúde aos princípios e métodos de controle de infecções”, comentou a parlamentar durante leitura de seu relatório.

O PL segue para a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC).

[quote_center]Fim do desfile de moda de profissionais de saúde nas ruas[/quote_center]

Prática absurda de alguns profissionais da saúde irresponsáveis.
Prática absurda de alguns profissionais da saúde irresponsáveis.

 

Contaminação

contamincao-uniforme-profissionais-saude

Em estudo realizado em 2010 por alunas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), campus de Sorocaba, foi identificada a presença do Staphilococcus aureus, bactéria considerada um dos principais agentes de infecção hospitalar, em pelo menos 95,83% dos jalecos observados. Quatro anos depois, a mesma bactéria foi encontrada em 50% das amostras coletadas durante pesquisa desenvolvida no curso de enfermagem das Faculdades Integradas Teresa D’Avila, em Lorena (SP). Apesar do resultado, as pesquisadoras afirmaram ainda não haver estudos aprofundados sobre o assunto para estabelecer a indumentária dos profissionais um efetivo fator contaminador.

 

Fonte:

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cssf/noticias/seguridade-aprova-proibicao-do-uso-de-jalecos-fora-de-unidades-de-saude

Artigo anteriorAnvisa aprova medicamentos para câncer renal e doença pulmonar inéditos
Próximo artigoSanofi lança nova Insulina Toujeo para controle glicêmico prolongado
Fernanda de Oliveira Bidoia
Formada em 2000 em Farmácia industrial pela Faculdades de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, começou a atuar na área farmacêutica em 1998 com projetos científicos e em farmácia de manipulação. Em 2001 iniciou sua carreia em indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Controle de Qualidade, Garantia e Gestão de Sistemas da Qualidade, Qualificação e Validação. Com experiência de mais 20 anos no setor, trabalhando em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, hoje realiza consultorias e treinamentos para indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos e saneantes, distribuidoras e montadoras de equipamentos da área farmacêutica. Empresária, consultora, blogueira, fundadora do Portal Farmacêuticas e da consultoria que leva o mesmo nome, esposa e mãe de duas filhas, tem como nova missão a criação de um portal, Farmacêuticas, voltado exclusivamente para o mundo farmacêutico, com dicas de projetos, eventos, cursos e notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui