A farmácia mais antiga da Europa localiza-se na cidade de Florença, região da Toscana na Itália. Seu nome completo é Officina Profumo Farmaceutica di Santa Maria Novella, sem acento, sua fundação foi no ano de 1612.
História
A cidade de Florença, ou Firenze em italiano, anteriormente era dividida em quatro grandes bairros: Santo Espírito, Santa Croce, San Giovanni e finalmente Santa Maria Novella. Todas essas divisões dos bairros estão relacionadas às igrejas mais importantes de Florença. No caso do bairro de Santa Maria Novella, o nome foi dado devido a bela igreja acima. A ordem do convento domenicano foi a predominante neste bairro e igreja, sendo muito importante a figura dos frades e a farmácia então se localiza nesse bairro.
Nas leis da época não era prevista ainda a figura do farmacêutico e do perfumista. Há relatos de suas atividades já em 1221 e especialmente em 1381 com o uso da água de rosas usado principalmente na época de grandes epidemias. Os frades cultivavam plantas medicinais na época que eram usadas para preparar elixir, pomadas, bálsamos e essências.
Foi apenas no ano de 1609 que por necessidade do convento que surgiu a “profissão” de um aromatário, que por sinal era um frade domenicano. No ano de 1612 é que a officina profumo farmacêutica foi então aberta ao público. A farmácia passou do convento domenicano para a abertura ao público, em um período muito importante na área farmacêutica como, por exemplo, a criação do recettario Fiorentino, bases fundamentais para a criação da Farmacopeia Toscana e no ano de 1657, tivemos também a fundação da primeira sociedade científica na Europa.
Sabe-se que foi nessa farmácia que iniciou a ideia de trocar o óleo pelo álcool na composição dos perfumes (aromas), o que gerou um avanço muito grande na área perfumista. Inclusive com um perfume famoso da época L´eau de la Reine. Entre as demais preparações mais famosas encontra-se a água de melissa( digestiva),azeite aromático ( perfumes para ambientes) e a água de santa Maria Novella ( possui propriedades calmantes). Entre os perfumes mais famosos também está o Pot Pourri, de 1828. [quote_center]Até os dias atuais a embalagem (pote) do perfume é pintada a mão.[/quote_center]
Atualidade
Sem dúvida é um ponto de atração a parte da cidade de Florença, para turistas em geral e especialmente para farmacêuticos e estudiosos da área porque encontra-se no local, além da farmácia, um museu com várias preparações, escritas, maquinários , coleções científicas e equipamentos usados nas preparações desde o inicio de suas atividades. O local pode ser visitado de segunda a sábado e a entrada é gratuita. Hoje, pode ser comprado diversos souvenir da farmácia, preparações, sabonetes, shampoo, perfumes, essências, pomadas etc. [quote_center]Nas suas áreas tem farmacêutico![/quote_center]


Como é dividida a farmácia mais antiga da Europa
Primeiramente entrada é bastante bonita e o corredor de acesso ao salão principal encontra-se esculturas feitas exclusivamente para a farmácia.
Salão de vendas
O grande salão de vendas atual é exatamente uma das capelas do convento domenicano dedicada a São Nicolau de Bari. A maior reestruturação foi feita em 1848, dando origem a entrada atual da farmácia pela Via della Scala,16.
Sala verde
Com vista para o jardim, a sala foi construída entre 1335 e 1337 possui mobiliário do séc. XVIII atualmente.
Em todos as paredes encontra-se o retrato de todos os diretores da farmácia. Hoje a sala é dedicada também a venda de produtos.
Sala da Antiga Especiária
Essa sala foi reservada para venda entre os anos de 1612-1848. Atualmente ela é usada para a parte dedicada a erboristeria mostrando várias preparações antigas e atuais para tratamento de menopausa, acne, problemas intestinais, memória, vias respiratórias, relax entre vários outros produtos.
Museu
Anteriormente na farmácia se fazia toda a produção. Hoje é feita em outro local a 3 km de distância da farmácia, porém vários processos são feitos a mão, como por exemplo o fechamento das embalagens dos sabonetes. No seu museu é possível ver em exposição vários maquinários antigos usados na preparação de sabonetes.


Coleções científicas
Por toda a farmácia é possível encontrar equipamentos antigos como os mostrados abaixo.
Conclusão
A farmácia é sem dúvida encantadora e o espaço desde a sua abertura ao público é muito bem conservado. É possível encontrar diversos outros produtos para a compra, de diversos preços. A farmácia é tão famosa que existem vários atores do cinema mundial que usam seus produtos e também estes já foram mostrados em filmes de sucesso. A qualidade dos seus produtos é enorme e, inclusive, a fábrica passa pelo mesmo rigor sanitário de fabricação das leis italianas.
Importante destacar, que na Itália a conservação é o ponto chave da cultura italiana, por isso, nós farmacêuticos, no Brasil, devemos priorizar a preservação das nossas memórias farmacêuticas, seja das nossas antigas farmácias, equipamentos, vidrarias, documentos, manuais e museus para que as próximas gerações possam sempre usufruir dos nossos patrimônios culturais. Nós no Brasil também temos muita história importante na área farmacêutica.
Referência
http://www.smnovella.it