A Empresa farmacêutica Pfizer, fabricante dos medicamentos Viagra e Lipitor, fechou acordo para aquisição da Allergan, fabricante do Botox. A transação foi avaliada em cerca de US$ 160 bilhões. Segundo o “Wall Street Journal“, a operação pode criar a maior empresa farmacêutica do mundo.
O acordo considerado como o maior na história do setor farmacêutico, e o segundo maior da história, de acordo com consultoria Dealogic, permitirá que a Pfizer transfira sua sede legal para a Irlanda em uma chamada “inversão”, o que deve reduzir o volume de pagamentos de tributos.
O negócio também reinicia o debate na indústria farmacêutica sobre o papel de pesquisa e desenvolvimento, uma vez que presidente-executivo da Allergan, Brent Saunders, prolífico negociador de acordos e cético sobre a descoberta interna de medicamentos, entraria na companhia combinada em posição de influenciar sua estratégia.
Já o presidente-executivo da Pfizer, Ian Read, de 62 anos, será o presidente-executivo da empresa combinada, com o presidente-executivo da Allergan, Brent Saunders, de 45 anos, trabalhando em uma função sênior e focado em operações e na integração, acrescentaram as fontes.
A operação, aprovada pelos conselhos administrativos dos dois grupos, prevê que as empresas fiquem agrupadas sob a identidade jurídica da Allergan, que será a matriz depois de a Pfizer ser rebatizada, segundo informações da France Presse.
Fonte: G1